terça-feira, 31 de julho de 2012

Vila Nova (Coréia)


Localização: Distrito de Vila Nova (Coréia), em Guiratinga/MT (latitude -16.222823 / longitude -53.600793)
Como chegar: a partir de Guiratinga, pegar saída para Tesouro (MT-110). Cerca de 20 km a frente, logo após a ponte sobre o rio que divide os municípios de Guiratinga e Tesouro, entrar à direita e percorrer aproximadamente 10 km. Local com sinalização. Veículos comuns chegam com alguma dificuldade.
Observações: no início, era uma vila de garimpeiros de diamante. Com o declínio da atividade, virou o lar de simpáticos pescadores. O apelido Coréia, atribuído ainda na bélica década de cinqüenta, parece estar relacionado à ultrapassada fama de local violento, típica dos garimpos (leia mais aqui). É um ótimo local para um banho ou passeio no Rio Garças, para a pesca ou, ainda, para apreciar um peixe no Bacona.

Sobre o rádio, a vila e a vida, vale a pena ler aqui um brilhante texto do jornalista Arlindo Teixeira Jr., de Vila Nova, publicado originalmente no O Documento, em 2004.



quinta-feira, 12 de julho de 2012

Pesque e Pague Toca do Jacaré


Localização: Rondonópolis/MT (latitude -16.472211 / longitude -54.553374)
Como chegar: a partir de Rondonópolis, pegar saída para Guiratinga (MT-270). Cerca de 1 km após a placa que inicia a estrada, entrar à direita. Seguir por aproximadamente 1,5 km, em estrada de terra em boas condições. Local bem sinalizado. Veículos comuns chegam sem dificuldade.
Observações: além da pesca, o visitante pode experimentar algumas variedades de peixes, e também jacaré, que dá nome ao local.


sábado, 7 de julho de 2012

Cachoeira da Usina


Localização: Distrito de Batovi, em Tesouro/MT (latitude -15.879655 / longitude -53.58209)
Como chegar: a partir de Tesouro, pegar saída para o distrito de Batovi (MT-110). Cerca de 20 km após a ponte, entrar à esquerda para Fazenda Santa Vitória. Seguir por 3 km e pegar a entrada à direita para a Fazenda Cachoeira. Depois, pegar a primeira à esquerda, e avançar aproximadamente por 4 km, sempre seguindo o linhão de energia elétrica. Veículos comuns chegam, sem dificuldade, até a entrada para a Fazenda Cachoeira. Após, principalmente devido ao areal, apenas motos, veículos 4x4 ou 4x2 destemidos.
Observações: a cachoeira fica em propriedade particular, mas a entrada é liberada. No local, funciona a pequena central hidrelétrica PCH - Batovi, administrada pelo simpático uruaçuense Raimundo, que abastece Tesouro e seus distritos e também Guiratinga.