sábado, 17 de novembro de 2012

Cachoeira do Bora

Localização: Tesouro/MT (latitude -16.092413 / longitude -53.807945)
Como chegar: por texto, não há como explicar o caminho, mas uma boa dica é que a cachoeira fica próximo à Fazenda Alvorada, na região conhecida como Chapadão do Dantas (46 km de Guiratinga). O ideal é usar as coordenadas no GPS ou, antes de sair de casa, ver pelo Google Maps ou por este arquivo, executável no software Google Earth, que contém a rota traçada Guiratinga-Cachoeira do Bora. Veículos comuns chegam sem maiores dificuldades até a cachoeira.
Observações: como de costume em cachoeiras e rios, na época chuvosa a água fica bastante barrenta, mas ainda assim vale a paisagem.



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Cachoeira da Fumaça


Localização: Distrito de Batovi, em Tesouro/MT (latitude -15.874518 / longitude -53.535841)
Como chegar: a partir de Batovi, que fica a 74 km a nordeste de Guiratinga (MT-110), pegar a mesma rodovia rumo à Primavera do Leste. Pouco mais de 500 m após a saída da cidade, deixar a MT-110, mantendo-se à esquerda na bifurcação, em direção à Fazenda Maritaca. Aproximadamente 2,5 km depois, passar por uma porteira tipo colchete que fica à esquerda, e seguir, já dentro da fazenda, pela estradinha rente à cerca, que terminará na cabeceira da cachoeira, no rio Batovi (menos de 3 km). Veículos comuns chegam, com alguma dificuldade, até o colchete. Após, principalmente devido a uma área alagada, apenas motos preparadas ou veículos 4x4.
Observações: segundo informação colhida na internet, a cachoeira tem 62 m de altura. Não descobrimos trilha fácil para se chegar ao poço.




segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Morro de Santa Luzia

Localização: Tesouro/MT (latitude -16.081218 / longitude -53.533548)
Como chegar: em Tesouro, cruzar ponte sobre o Rio Garças e seguir por aproximadamente 1 km. Depois, entrar à direita e continuar por cerca de 100 m, onde inicia uma trilha que o levará, a pé, até o topo do morro. Veículos comuns chegam sem dificuldade até o início da trilha.
Observações: a trilha, embora curta (uns 400 m), é bastante íngreme e exige algum preparo físico. O morro tem uma altitude de 620 m e propicia uma visão privilegiada. Lá no alto há uma capela e uma cruz em homenagem a Santa Luzia.




terça-feira, 31 de julho de 2012

Vila Nova (Coréia)


Localização: Distrito de Vila Nova (Coréia), em Guiratinga/MT (latitude -16.222823 / longitude -53.600793)
Como chegar: a partir de Guiratinga, pegar saída para Tesouro (MT-110). Cerca de 20 km a frente, logo após a ponte sobre o rio que divide os municípios de Guiratinga e Tesouro, entrar à direita e percorrer aproximadamente 10 km. Local com sinalização. Veículos comuns chegam com alguma dificuldade.
Observações: no início, era uma vila de garimpeiros de diamante. Com o declínio da atividade, virou o lar de simpáticos pescadores. O apelido Coréia, atribuído ainda na bélica década de cinqüenta, parece estar relacionado à ultrapassada fama de local violento, típica dos garimpos (leia mais aqui). É um ótimo local para um banho ou passeio no Rio Garças, para a pesca ou, ainda, para apreciar um peixe no Bacona.

Sobre o rádio, a vila e a vida, vale a pena ler aqui um brilhante texto do jornalista Arlindo Teixeira Jr., de Vila Nova, publicado originalmente no O Documento, em 2004.



quinta-feira, 12 de julho de 2012

Pesque e Pague Toca do Jacaré


Localização: Rondonópolis/MT (latitude -16.472211 / longitude -54.553374)
Como chegar: a partir de Rondonópolis, pegar saída para Guiratinga (MT-270). Cerca de 1 km após a placa que inicia a estrada, entrar à direita. Seguir por aproximadamente 1,5 km, em estrada de terra em boas condições. Local bem sinalizado. Veículos comuns chegam sem dificuldade.
Observações: além da pesca, o visitante pode experimentar algumas variedades de peixes, e também jacaré, que dá nome ao local.


sábado, 7 de julho de 2012

Cachoeira da Usina


Localização: Distrito de Batovi, em Tesouro/MT (latitude -15.879655 / longitude -53.58209)
Como chegar: a partir de Tesouro, pegar saída para o distrito de Batovi (MT-110). Cerca de 20 km após a ponte, entrar à esquerda para Fazenda Santa Vitória. Seguir por 3 km e pegar a entrada à direita para a Fazenda Cachoeira. Depois, pegar a primeira à esquerda, e avançar aproximadamente por 4 km, sempre seguindo o linhão de energia elétrica. Veículos comuns chegam, sem dificuldade, até a entrada para a Fazenda Cachoeira. Após, principalmente devido ao areal, apenas motos, veículos 4x4 ou 4x2 destemidos.
Observações: a cachoeira fica em propriedade particular, mas a entrada é liberada. No local, funciona a pequena central hidrelétrica PCH - Batovi, administrada pelo simpático uruaçuense Raimundo, que abastece Tesouro e seus distritos e também Guiratinga.



domingo, 24 de junho de 2012

Cachoeira do Cipó


Como chegar: a partir de Tesouro, pegar saída para o distrito de Batovi (MT-110). Primeira porteira à direita, cerca de dois quilômetros após a ponte. Já dentro da propriedade (após autorização), necessário ir até o final da estradinha e, ainda, percorrer a pé uma trilha leve. Veículos comuns chegam a 100 m de distância da cachoeira.
Observações: a cachoeira fica em propriedade particular, mas a entrada costuma ser liberada: basta um simpático pedido.